Códigos & Normas

1. OBJETIVOS DO CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA


Este código contém os padrões, formais e institucionais, que devem ser utilizados e seguidos na atuação profissional para a obtenção de padrões éticos elevados com os objetivos de:

  • Consolidar os princípios e as normas de conduta que orientam a atuação dos administradores e colaboradores, reduzindo e, eventualmente, eliminando a subjetividade pessoal nas relações profissionais;
  • Disciplinar os relacionamentos internos e externos com os diversos parceiros envolvidos evitando conflitos de interesse; e,
  • Zelar pela manutenção da imagem da Copeli como parceira sólida, confiável, consciente de sua responsabilidade social, empresarial, ambiental e humana, atuando, sempre, de forma honesta, legal, justa e transparente.

2. ABRANGÊNCIA


Este Código de Conduta e Ética aplica-se a todos os funcionários e colaboradores, independentemente de cargo e função na Copeli e empresas contratadas, e de cor, raça, origem, gênero, desde que definido, previamente, em instrumento contratual.

3. NORMAS


3.1. COMPORTAMENTOS INACEITÁVEIS

  • Todo e qualquer tipo de discriminação, quer de cunho econômico, social, político, de cor, de raça, de sexo ou de religião;
  • Pagamento ou recebimento de vantagens (propinas, brindes, presentes ou favores de natureza não promocional), que não respeitem as práticas legais e morais, com vistas à obtenção ou concessão de privilégios indevidos;
  • Praticar ações que causem danos aos interesses dos usuários, governo, fornecedores ou tragam prejuízos às comunidades onde atuamos e vivemos;
  • Assédio sexual ou moral;
  • Utilizar equipamentos e outros recursos da Copeli, inclusive no horário de trabalho, para fins particulares não autorizados;
  • Desperdício e extravio de materiais da Copeli que tenham sido disponibilizados para execução dos trabalhos;
  • Manifestar-se em nome da Copeli quando não habilitado ou não autorizado;
  • Usar o cargo, função ou informações privilegiadas para criar facilidades ou dificuldades, em beneficio próprio, de familiares ou do circulo de relacionamento pessoal;
  • Prejudicar a reputação dos colegas de trabalho por meio de julgamentos preconceituosos, falso testemunho, informações não fundamentadas ou qualquer outro subterfúgio;
  • Alterar, deturpar, copiar ou apropriar-se do teor de qualquer documento, informação ou dados da Copeli, preservando a propriedade intelectual da empresa;
  • Prestar serviços a terceiros abrangendo consultoria, assessoria, assistência técnica, bem como fornecer atestado de capacidade e acervos técnicos, em assuntos relacionados às atividades desenvolvidas nas diversas áreas da Copeli e empresas contratadas, seja como empregado, autônomo ou através de empresa própria, durante e fora do expediente de trabalho, salvo com anuência da Copeli.

3.2. COMPORTAMENTOS ESPERADOS

  • Preservação do patrimônio, da imagem e dos interesses da Copeli;
  • Manter o sigilo profissional com medidas preventivas para proteger a confidencialidade de informações restritas;
  • Avaliar situações que possam caracterizar conflitos de interesses particulares com os da Copeli;
  • Refletir, nas atitudes e comportamentos, para não colocar em risco a segurança patrimonial, pessoal ou da própria Copeli;
  • Ser pontual, respeitando o horário de trabalho, evitando atrasos e faltas injustificadas;
  • Comunicar ao superior imediato da necessidade de se ausentar durante o horário normal de trabalho, apresentando, posteriormente, justificativa formal;
  • Aprender com os próprios erros ou de terceiros, eliminando as causas e evitando sua repetição;
  • Agir de forma cortês com disponibilidade de atenção a todas as pessoas que se relacionam, respeitando as diferenças individuais;
  • Contribuir para agilizar a comunicação entre as diversas áreas da Copeli;
  • Manter a integração e o desenvolvimento dos trabalhos em equipe;
  • Exercer suas atribuições com responsabilidade, eliminando situações que levem a erros ou a atrasos na prestação dos serviços;
  • Os gestores de pessoas, geralmente tomados como modelo de conduta, devem preocupar-se em dar o exemplo;
  • Vestir-se adequadamente e em conformidade com o cargo ou função exercidos, nunca esquecendo da utilização dos EPI’s (equipamentos de proteção individual), conforme recomendado e fornecido pela Copeli;
  • Quando membro da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e/ou da Brigada de Incêndio, utilizar, sempre, as respectivas braçadeiras;
  • Manter um ambiente de trabalho adequado, visando a segurança, a higiene, a saúde e o bem-estar;
  • Questionar e/ou comunicar orientações ou práticas contrárias a este Código de Conduta usando a Caixa de Sugestões;
  • Tratar com respeito e lealdade os colaboradores, da Copeli ou externos, preservando a integridade física, moral e psicológica;
  • Tratar com respeito e lealdade os fornecedores, clientes, prestadores de serviços e colaboradores;
  • Atender a todos com respeito, cortesia e eficiência, fornecendo informações claras e precisas; e,
  • Ser e estar aberto às inovações, sempre considerando este Código de Conduta, a preservação do Ser Humano, do patrimônio da Copeli, do Meio Ambiente, da Segurança e Saúde de todos e da Produtividade da Copeli.

3.3. DIRETRIZES EMPRESARIAIS

  • Garantir aos funcionários um ambiente de trabalho adequado, visando a segurança, a higiene, a saúde e o bem-estar;
  • Disponibilizar a todos os colaboradores canais permanentes de comunicação para atendimento das solicitações, como, por exemplo, Caixa de Sugestões;
  • Receber e tratar as opiniões e sugestões de nossos colaboradores para melhoria dos serviços prestados usando a Caixa de Sugestões;
  • Desenvolver as atividades com respeito ao meio ambiente, cumprindo a legislação ambiental;
  • Valorizar o processo de comunicação interna de maneira a disseminar as informações e o conhecimento;
  • Preservar o sigilo e a segurança das informações;
  • Não admitir o uso dos cargos para solicitar favores ou serviços pessoais a subordinados;
  • Todas as questões levantadas por usuários devem ser objeto de análises e respostas objetivas. O usuário deve ter sempre uma resposta – mesmo que negativa – às suas demandas;
  • Procurar empregar profissionais da região de abrangência da Copeli e, dessa forma, contribuir com o desenvolvimento local;
  • Tanto na seleção, como na contratação de fornecedores e prestadores de serviço, basear-se em critérios técnicos objetivos e preestabelecidos, abrangendo idoneidade, capacidade técnica e de fornecimento, qualidade, prazos e preços praticados;
  • No que se refere aos contratos de terceirização, cumprir com as obrigações estipuladas. Ao mesmo tempo defender os direitos decorrentes desses contratos e preservar o equilíbrio econômico-financeiro.

4. ADMINISTRAÇÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA


4.1. APROVAÇÃO

O Código de Conduta e Ética e suas alterações devem ser aprovadas pela Diretoria.

4.2. GESTÃO

Este código de conduta será reavaliado pela Diretoria da Copeli a cada 12 (doze) meses para se avaliar e ter sempre em conta:

  • A atualidade e pertinência deste documento, promovendo a sua evolução e atualização, quando for o caso;
  • Orientar e acompanhar as ações necessárias para a sua divulgação e disseminação;
  • Analisar os casos de violação deste código encaminhando relatórios à Diretoria e deliberar sobre dúvidas de interpretação do mesmo, quando solicitado;

4.3. CONSEQUÊNCIAS DA VIOLAÇÃO

A violação deste código pode expor o infrator à acusação civil ou criminal ou ainda, ações disciplinares corretivas e punitivas, incluindo a rescisão do contrato de trabalho.

4.4. VIGÊNCIA

Este Código de Conduta entra em vigor imediatamente e tem prazo de validade indeterminado.

Estamos em 2019 e já representamos mais de 50 marcas no mercado de cosméticos. Nossos clientes nos motivam a superar expectativas e, desse modo, entregamos a excelência que todos merecem. A Copeli se orgulha de firmar comprometimento com a qualidade, com a agilidade e o atendimento. 

O sonho de Luiz, que se tornou realidade, continua a se expandir. O que mais me orgulha nesses 23 anos de Copeli, é essa capacidade que temos de crescer. Os desafios que enfrentamos no passado nos trouxeram grandes realizações diretas e indiretas. Vejo que o nosso crescimento afetou positivamente nossos parceiros, colaboradores, fornecedores e clientes. Afinal, quando um cresce, todos em volta crescem também. 

A nossa visão é de sermos a melhor empresa de pequeno porte em terceirização de maquiagem no Brasil. Seguimos juntos!

Copeli.
Referência em terceirização
de cosméticos no Brasil.

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